A santa de Francisco

Fernando Calado Rodrigues

A santa de Francisco

Madre Teresa é para Francisco o que José Maria Escrivá representou para João Paulo II.
  • 0
  • 0
Por Fernando Calado Rodrigues|09.09.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Cada um dos últimos papas tem os seus santos. E estes podem ser considerados o "ponto de referência e uma síntese eficaz da mensagem do Pontífice que os elevou aos altares".

Esta é a leitura de Andrea Tornelli, vaticanista, para quem "não há dúvida de que Madre Teresa de Calcutá é emblemática para o pontificado de Francisco, como o foram, por exemplo, os mártires do Uganda proclamados santos por Paulo VI, ou as canonizações de José Maria Escrivá e da Santa Faustina Kowalska para o pontificado de João Paulo II". Mas de quem falamos quando falamos da agora Santa Teresa?

Foi longo o caminho que ela percorreu desde a sua terra natal, então Üsküp, hoje Skopje, capital da Macedónia, até chegar às ruas de Calcutá. Nascida numa família de origem albanesa, desde cedo sentiu o desejo de ser missionária na Índia. Passou pela Irlanda, onde entrou numa congregação religiosa e aprendeu inglês. Quando já era diretora e professora num colégio de meninas ricas em Calcutá, abandonou o conforto do convento para recolher moribundos abandonados nas sarjetas, o que lhe valeu o epíteto de "santa das sarjetas".

Foi então que fundou a congregação das Missionárias da Caridade, que se dedicaram, nas suas palavras, "aos famintos, aos nus, aos que não têm lar, aos aleijados, aos cegos, aos leprosos, toda essa gente que se sente inútil, não amada ou desprotegida pela sociedade, gente que se converteu num fardo para a sociedade e que é rejeitada por todos".

O Papa Francisco destacou, na missa da canonização, que a "sua missão nas periferias das cidades e nas periferias existenciais permanece, nos nossos dias, como um testemunho eloquente da proximidade de Deus junto dos mais pobres entre os pobres". Nesta santa, confluem duas das principais preocupações do Papa: os mais pobres; e "a Igreja em saída" para as periferias. Por isso, Madre Teresa é a santa à imagem de Francisco.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)