Investimento no futuro

Fernando Medina

Investimento no futuro

Mostra a capacidade de o país captar investimento numa das áreas económicas mais dinâmicas da nova revolução industrial.
  • 0
  • 261
Por Fernando Medina|10.05.17
Lisboa foi a cidade escolhida pela Mercedes-Benz para a abertura do primeiro centro mundial de competências digitais da marca. São 125 postos de trabalho altamente qualificados que podem aumentar numa fase posterior deste investimento, numa área de futuro e que está a moldar a indústria automóvel.

Este é um projeto que merece ser destacado. Em primeiro lugar, mostra a capacidade de o país captar investimento numa das áreas económicas mais dinâmicas, e disputadas a nível mundial, da nova revolução industrial. A importância estratégica deste empreendimento reforça a certeza que só será possível melhorar a competitividade do país com a aposta na competitividade do nosso século - a do conhecimento e inovação.

Ao mesmo tempo é bem revelador do dinamismo da nossa capital. Lisboa é cada vez mais um centro urbano que produz talento, através da investigação e da produção de quadros qualificados, e a dinâmica recente na captação de investimento demonstra quão certa foi a aposta feita no Ecossistema Empreendedor de Lisboa. Os setores inovadores empregam, já hoje, vários milhares de pessoas na capital, um número que irá aumentar com a chegada de nomes como a Mercedes ou Websumit e o novo espaço do Hub Criativo do Beato.

Seja na produção de componentes ou na montagem de veículos, Portugal construiu, a partir dos anos 80, um importante cluster na indústria automóvel. Mas esta indústria está a atravessar a maior transformação das últimas décadas. Com a aposta na mobilidade elétrica, nos veículos autónomos e em serviços de partilha, os carros estão a deixar de ser vistos apenas como um veículo para serem, cada vez mais, um serviço ou plataforma. É neste momento de viragem que Lisboa se posiciona numa invejável posição para estar na frente da nova revolução automóvel.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)