Uma escola especial

Fernando Medina

Uma escola especial

Maria Barroso foi uma portuguesa ímpar. Travou combates pela liberdade, cultura, educação e solidariedade.
  • 0
  • 335
Por Fernando Medina|03.05.17
A inauguração do novo Jardim de Infância e Escola Básica Maria Barroso, bem no coração do centro histórico de Lisboa, é um momento pleno de significado para a cidade. Desde logo porque reforçar a rede pública de educação é um instrumento insubstituível para a promoção da igualdade de oportunidades para todos e para o avanço de uma sociedade digna.

Ao mesmo tempo, reforçar a oferta de equipamentos de qualidade é condição essencial para a sua habitabilidade e repovoamento do centro histórico. Esta zona tem passado por uma transformação profunda. De zona degradada sem vida, passou a um dos centros por excelência de atração turística.

E se ninguém razoavelmente pode aspirar a um regresso ao passado, uma visão com sentido de futuro deve ter por base a multifuncionalidade do centro histórico. Dito de outra forma, é essencial continuar a investir no renascimento do centro como local de residência, trabalho e lazer para todos. A nova escola junta-se à moderna Unidade de Saúde Familiar do Martim Moniz, recentemente aberta e que serve 14 000 pessoas, aos espaços públicos recentemente requalificados, a que se juntarão os parques infantis no renovado Campo das Cebolas ou os primeiros 126 fogos de renda acessível na rua de São Lázaro. É com projetos como estes que se constrói uma cidade em que se quer viver, trabalhar ou visitar.

Mas a inauguração da Escola Maria Barroso, no dia em que comemoraria 92 anos, tem um outro significado profundo. O de prestar tributo a uma personalidade ímpar da nossa vida cívica, política e cultural. Maria Barroso foi a todos os títulos uma portuguesa ímpar. Travou, ao longo de toda a sua vida, antes e depois do 25 de Abril, combates pela liberdade, cultura, educação, solidariedade e dignidade humana. E fê-lo com uma determinação elegante, traço do seu carisma, que a todos marcou.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)