Sub-categorias

Notícia

Assalto à Europa

Francisco J. Gonçalves

Assalto à Europa

Soares, o homem que levou Portugal à CEE, morreu no início de um ano que ameaça consumar as misérias anunciadas pela vitória de Trump.
  • 0
  • 27
Por Francisco J. Gonçalves|11.01.17
  • partilhe
  • 27
  • 0
Mário Soares, o homem que levou Portugal à CEE, morreu no início de um ano que ameaça consumar as misérias anunciadas pela vitória de Donald Trump em 2016. Eleições na Holanda, Alemanha e França podem deixar de rastos o projeto europeu.

Se o Brexit foi um sinal de alarme e um castigo merecido pelos abusos de poder da burocracia instalada em Bruxelas, as eleições deste ano podem levar ao poder partidos de direita capazes, não de reformar a UE que temos, mas sim de enterrar a democracia europeia, que tantos séculos levou a conquistar e a consolidar.

Para tornar tudo mais sinistro, a Rússia de Putin, que ajudou Trump e tem financiado a Frente Nacional, está apostada em ajudar Marine Le Pen a vencer as presidenciais francesas de abril e maio, e Geert Wilders a chegar ao governo na Holanda, em março.

E aposta ainda em comprometer Angela Merkel. A Alternativa para a Alemanha (AfD), que em 2016 já entrou nos parlamentos de dez dos 16 estados alemães, ameaça também eleger deputados para o Bundestag.

O que isto representará, no país mais poderoso da Europa, é, por si só, caso para preocupar, mesmo que em França e Holanda o bom senso triunfe.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)