Sub-categorias

Notícia

A Galeana e o seu Taurismo

João Aranha

A Galeana e o seu Taurismo

Este ano já estão programadas visitas de cerca de 1800 pessoas oriundas de França à herdade de Joaquim Murteira Grave
  • 0
  • 0
Por João Aranha|16.02.17
  • partilhe
  • 0
  • 0

É exactamente assim como leram, Taurismo, isto é uma inovação empreendedora do Dr. Joaquim Murteira Grave, responsável pela ganadaria brava da divisa com o mesmo nome, cujo solar do efetivo é a herdade da Galeana, situada na margem esquerda do Guadiana, naquela faixa do território nacional que vai de Mourão até Mértola. Fica perto da aldeia da Granja, concelho de Mourão, e ali se criam toiros bravos sob gerência da família Grave, há pelo menos três gerações.

Trata-se de uma iniciativa com carácter promocional e pedagógico que proporciona ao seu criador e responsável directo o melhor aproveitamento daqueles bens, contribuindo em larga margem para a difusão de uma parte importante da criação do toiro bravo, geralmente desconhecida do grande público (e mesmo de muitos aficionados), que do toiro pouco conhecem para além daquilo que lhes é mostrado quando entra na arena.

Na verdade, a vida de uma ganadaria brava não é apenas uma lição, mas um esclarecimento daquilo que na realidade é um toiro bravo e de como vive desde que a mãe, após o parto, lhe dá o colostro, até que passados 4 anos de uma vida de "luxo", cumpre com maior ou menor honra o seu destino na arena.

Não sei exatamente quais os custos deste "taurismo" que cada visitante terá que pagar por uma visita à Galeana com esta finalidade, mas sei que essas visitas são preparadas durante todo o ano, desde que haja acordo de datas entre o ganadero e os visitantes. A visita, com grupos que podem ir até 100 pessoas, começa com a receção e uma apresentação ilustrada e comentada pelo ganadero, após o que, com a utilização de tratores e atrelados, se percorrem os locais de pastagem dos toiros já apartados para as várias corridas contratadas.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)