Reforma para Eanes

João de Sousa

Reforma para Eanes

"Isto do dinheiro é assunto de pessoas menores. Fui eu que, após a mulher dele pedir-me, arranjei ao Ramalho Eanes uma reforma".
  • 2
  • 0
Por João de Sousa|20.09.15
  • partilhe
  • 0
  • 2
Revelador da mesquinhez e verdadeiro "à-vontade de bastidor" é o exemplo que José Sócrates me ofertou, com o objetivo de ilustrar a sua dimensão humana, solidária e social, ao mesmo tempo que satisfazia o seu ego e diminuía outrem: "Isto do dinheiro, João, é assunto de pessoas menores. Fui eu que, após a mulher dele pedir-me, arranjei ao Ramalho Eanes uma reforma, e agora também fala da Justiça o que é da Justiça e à política o que é da política? São todos uns hipócritas!"

Esta semana, no programa ‘Prós e Contras’, da RTP 1, o Diretor deste jornal manteve acesa discussão com o escritor, perdão, com o outro jornalista convidado, Miguel Sousa Tavares, tudo por causa da violação do segredo de Justiça. Discutiam sobre a publicação, na íntegra, de um dos interrogatórios a Sócrates. O José, nesse dia (do referido interrogatório), aquando do seu regresso, afirmava em plenos pulmões que o "pequeno Teixeira" e o "esbirro Inspetor Silva" tinham levado uma tareia, e, mais importante, "toda a gente ia saber o que ele disse e como os tratou, esses canalhas!".

Alguns dias após esta conversa de bastidores em "Ébola", surgia na imprensa a transcrição do interrogatório, na qual se podia retirar o quão feroz e lutador Sócrates se revelou.


Agora já não me engana
"Sr. João, ele a mim enganou uma vez. Agora que o conheço como o conheci aqui, não engana outra vez! Continue a mostrar às pessoas como ele é na verdade!" A frase não é de um recluso arreliado com o Sócrates porque este não emprestou um filme, ou porque tinha privilégios. É de um profissional dos serviços prisionais.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)