Andrés Roca Rey, um prodígio das arenas

Joaquim Tapada

Andrés Roca Rey, um prodígio das arenas

Está a confirmar-se neste início da temporada tauromáquica de 2016 o valor do extraordinário matador de toiros peruano Roca Rey.
  • 0
  • 0
Por Joaquim Tapada|14.05.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Está a confirmar-se neste início da temporada tauromáquica de 2016 o valor do extraordinário matador de toiros peruano Roca Rey que, em consecutivas corridas, se revela como um autêntico fenómeno. Andrés Raul Roca Rey Valdéz nasceu em Lima, capital do Peru, em 21 de outubro de 1996 e, descendendo de uma família ligada aos toiros (o seu irmão mais velho, Fernando Roca Rey, também é matador de toiros), sentiu-se naturalmente atraído por uma carreira nas arenas.

Ainda miúdo participou em diversos festivais e já surpreendia pela sua intuição que lhe valeu inúmeros êxitos. Em 2010 atravessa o Atlântico, inscreve-se na escola taurina de Badajoz, em Espanha, onde desenvolveu e aperfeiçoou os seus conhecimentos que o levariam à categoria de novilheiro a 1 de junho de 2014, com o debute na praça francesa de Captieux. Sucederam-se os triunfos. Na temporada seguinte, na Monumental de Madrid saiu pela Porta Grande, proeza que repetiu em Sevilha, Santander, Bilbau, Pamplona, de novo em Madrid e em várias praças do México e Peru.

A 7 de setembro de 2015 sofreu uma fractura num osso da mão esquerda, todavia esse acidente não impediu que a 19 de setembro seguinte, em Nimes, recebesse de Enrique Ponce, com o testemunho de Juan Bautista, a alternativa de matador, tendo estoqueado o toiro "Pocosol", de Victoriano del Rio, depois de uma enorme faena que lhe valeu a saída em ombros pela Porta Grande.

O jovem peruano de 19 anos de idade tem somado êxitos nas arenas e tem causado verdadeira sensação. Entre os muitos e muitos troféus que já conquistou saliente-se o ‘Escapulário de Oro del Señor de los Milagros’, ‘Melhor Faena da Feira de Cali’, Troféu ‘César Rincon’, ‘San Sebastian de Oro’ e‘Triunfador absoluto da Feira de Nossa Senhora de La Merced’.

O matador Andrés Roca Rey tem causado um verdadeiro alvoroço entre os aficionados que já antevêm o peruano como um fenómeno muito semelhante a El Juli, o extraordinário matador madrileno que aos 15 anos tomou a alternativa na mesma praça francesa de Nimes. Roca Rey em todas as praças deixa uma marca muito forte da sua categoria, tal como sucedeu na 8ª. corrida da Feira de San Isidro, em Madrid, a 13 de maio, corrida em que confirmou a alternativa de matador e onde voltou a ter uma soberba atuação no último toiro da corrida, premiada com duas orelhas e saída pela Porta Grande. Roca Rey vai com certeza causar uma verdadeira revolução no toureio mundial.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)