Corrida Goyesca no Campo Pequeno

Joaquim Tapada

Corrida Goyesca no Campo Pequeno

Morante e El Cigala proporcionaram magia.
  • 0
  • 0
Por Joaquim Tapada|01.07.16
  • partilhe
  • 0
  • 0

Foi um espectáculo diferente o que se realizou na última quinta-feira no Campo Pequeno. O matador de toiros José António Morante de la Puebla toureou quatro toiros da ganadaria espanhola Zalduendo e foi acompanhado pelo "Cantaor" de Flamenco, o popular Diego El Cigala.

Abriu o espectáculo a fanfarra da GNR que, como é habitual, mostrou enorme afinação nos temas escolhidos e evoluiu a cavalo com disciplina que todo o público apreciou, aplaudiu e chegou mesmo a ritmar com palmas alguns trechos musicais mais conhecidos. Para que a corrida goyesca resultasse em pleno tinha de se contar com a bravura dos toiros, porém, embora bem apresentados, apenas um se mostrou bravo. Todavia, o matador Morante de la Puebla, mesmo perante os toiros menos colaborantes, soube ultrapassar essa dificuldade recorrendo aos seus recursos artísticos e foi sempre aplaudido nas faenas.

A lide do 1º. toiro foi muito bonita, com o matador a servir-se da sua arte, recebendo do público enormes ovações e "olés". Os 2º. e 3º. toiros manseavam, Morante lanceou com muito mando qualquer deles e desenhou duas curtas faenas de muleta atendendo à pouco colaboração dos toiros. Por isso não deu as voltas à arena no fim de cada actuação. Entretanto, os bandarilheiros da sua quadrilha não estavam em noite sim. Salvo dois ou três pares bem cravados, a maioria foram meios pares.

Curioso o "salto de garrocha" que um bandarilheiro executou com destreza. Mas foi a actuação do matador no último toiro que fez vibrar em especial os "morantistas". Depois de três verónicas excelentes, rematadas com a meia-verónica que é "marca da casa" Morante perfumou o Campo Pequeno com uma faena bonita, templada, ao som da voz de El Cigala que deu um pouco de magia àqueles momentos.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)