Triunfo de Pedrito de Portugal

Joaquim Tapada

Triunfo de Pedrito de Portugal

A praça da Chamusca encheu para assistir ao encerramento da temporada com uma corrida mista.
  • 0
  • 45
Por Joaquim Tapada|08.10.16
  • partilhe
  • 45
  • 0

Na noite de sexta-feira, 7 de outubro, a praça da Chamusca encheu para assistir ao encerramento da temporada com uma corrida mista. A cavalo estiveram António Telles e o seu sobrinho Manuel Telles Bastos e a pé o matador português Pedrito de Portugal. Os forcados eram dos amadores de Chamusca e do Aposento da Chamusca, sendo os toiros de Fontembro para a lide a cavalo e de Manuel Veiga e Torrestrella para a lide a pé.

O espectáculo foi muito bem dirigido por Rogério Joia, assessorado pelo veterinário José Luís Cruz. Destaque para a segunda atuação do veterano e experiente António Telles e a primeira de Manuel Telles Bastos. Bregas muito conseguidas, sortes de grande mérito e ferros bem colocados que o público aplaudiu com calor. As pegas estiveram a cargo de Hélder Delgado e de Pedro Moreira, ao`segundo intento, pelos amadores da Chamusca, e de Ricardo Cartaxo, a melhor pega da noite, e Francisco Souto Barreiros, a dobrar o seu companheiro João Rui, pelos do Aposento da Chamusca.

A curiosidade quanto à atuação de Pedrito era muita e o nosso matador não defraudou os aficionados. Duas faenas de classe, tanto no toiro de Manuel Veiga, de 480 quilos, como, especialmente, no toiro Torrestrella, de 415 quilos. Neste último, Pedrito, depois de ter recebido o toiro com uma larga afarolada de joelhos com o capote, prosseguiu com lopecinas, verónicas, chicuelinas rematadas com vistosa revolera; com a muleta realizou uma soberba faena através de passes com enorme temple, num reportório variado sendo de realçar os cambiados pelas costas com os pés muito juntos, os derechazos, passes em redondo, a profunda tanda de naturais, molinetes muito justos, passes pelas costas e manoletinas. Enfim, um triunfo notável de um toureiro que leva toureadas esta temporada duas ou três corridas. Muito pouco para tanta categoria demonstrada.

No intervalo da corrida foi prestada uma homenagem a título póstumo ao falecido ganadeiro Mestre David Ribeiro Telles pelo muito que contribuiu para as gentes de Parreira, povoação do concelho da Chamusca. Um agradável espectáculo no encerramento da temporada na praça da acolhedora e aficionada vila ribatejana.    

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)