'Sugar tax'

José Manuel Silva

'Sugar tax'

A indústria agroalimentar tem lucros fabulosos à custa da saúde.
  • 1
  • 101
Por José Manuel Silva|20.10.16
Medida corajosa, importante e que se saúda, em defesa da Saúde Pública, cujos benefícios estão cientificamente demonstrados. É uma primeira ‘lança’ no poder da indústria agroalimentar, que tem lucros fabulosos e vergonhosos à custa da saúde e da vida das pessoas.

Para além das críticas, insuficiências e medidas complementares que deveriam ser tomadas, como baixar impostos de frutas e vegetais, etc., é uma decisão positiva e no bom sentido. Este novo imposto foi condicionado pelo desespero orçamental, mas também apoiado por membros do Governo que o defenderam pela sua eficácia em Saúde.

De qualquer forma, parabéns ao Governo. Quem quiser continuar a beber regularmente o ‘veneno doce engarrafado’ pode fazê-lo, mas passará a contribuir, solidária e muito justamente, para o SNS, ao qual, com grande probabilidade, um dia recorrerá para fazer face à sua ‘doença da civilização’.

Porém, como é um imposto que visa apenas o teor de açúcar e não os teores de sal e/ou gordura (que também deverão ser equacionados), chamem-lhe ‘Sugar Tax’ e não ‘Fat Tax’!!! É socialmente mais justo e inteligente um imposto da ‘coca-cola’ do que aumentar ainda mais os impostos sobre os combustíveis.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)