Domingo, o dia D de Dilma

Mafalda de Avelar

Domingo, o dia D de Dilma

Guterres brilha na ONU, no Brasil o impeachment iminente partilha espaço mediático com o sorteio das olimpíadas. já no resto do mundo joga-se a favor da paz na Síria
  • 1
  • 0
Por Mafalda de Avelar|17.04.16
  • partilhe
  • 0
  • 1
Domingo, o dia D de Dilma

1. Guterres brilha em Nova Iorque

"Ele foi fantástico, tem grande potencial", foi desta forma que um dos embaixadores de um dos países-membros da ONU, presente na sala, se referiu ao discurso de Guterres. Para a mesma fonte "o problema de Guterres é que não é mulher, nem é do leste da Europa". E este é, sim, "o problema". Na ONU existe uma grande campanha para eleger uma mulher para o mais alto cargo da instituição. Existe, ainda, a expectativa de que a "nova escolha" seja da Europa de Leste.

2. O exame oral do português

Ainda assim, e face ao bom desempenho, Guterres tem hipóteses de vencer. Com um discurso fluído, que goza do facto de ter sido o comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), num momento crítico e em que o assunto está na ordem do dia, promete quotas 50/50 entre homens e mulheres para altos cargos e, se for eleito para sucessor de Ban Ki-moon, a continuação da "luta para a paz".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)