Máscaras

António Marinho e Pinto

Máscaras

No mundo de hoje praticamente tudo o que tem dimensão pública é realizado, protagonizado, desempenhado, não por pessoas, mas por personagens.
  • 1
  • 0
Por António Marinho e Pinto|27.04.15
  • partilhe
  • 0
  • 1
Máscaras

Ou melhor: por pessoas escondidas atrás de máscaras. No sentido original, um personagem é uma pessoa que fala, que emite sons (sonare), através (per), atrás, de uma máscara (personnare). O sortilégio das máscaras é que elas transformam as pessoas em personagens, permitindo-lhes falarem e atuarem libertadas dos constrangimentos de quem tem de dar a cara. O recurso a máscaras é cada vez mais frequente, pois traz, aparentemente, muitas vantagens para os que se mascaram.

Os vários personagens do nosso quotidiano usam muitas vezes máscaras sobrepostas, ficando ainda mais distantes do mundo das pessoas reais. Às vezes sucede que um personagem decide tirar a máscara tentando convencer-nos que nos fala como pessoa. Mas raramente isso é autêntico, pois por debaixo de uma máscara existe outra de um personagem desdobrado. Quando se tira a máscara a um destes personagens verificamos que ele tinha por baixo a máscara de outro personagem e outra e outra.

Os personagens só conseguem ver o mundo através da máscara. A sua visão da realidade é reduzida, pois ao esconderem-se dos outros, acabam por também esconder os outros de si próprios. Há dimensões da realidade que os personagens não conseguem entender porque não a captam com o olhar direto e perscrutador das pessoas. Quem se esconde do mundo esconde uma parte do mundo de si próprio. E, tal como na experiência da câmara escura, a luz que entra pelos pequenos orifícios da máscara reproduz imagens invertidas e distorcidas. Como lidar com tantos mascarados? Onde estão as pessoas? Porque fogem do confronto direto com a realidade (os outros)? E o que fazem aqueles que, como os jornalistas e os magistrados, têm como missão desmascarar (tirar as máscaras de) certos personagens? A verdade é que muitos deles também se mascararam.


Protagonistas

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)