Bela mezinha caseira

Miguel Azevedo

Bela mezinha caseira

Quinze anos depois, eles regressam como da primeira vez, sem avisar, sem ninguém esperar.
  • 0
  • 0
Por Miguel Azevedo|02.09.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Corria o ano de 2002 quando um baiano percussionista e agitador cultural de nome Carlinhos Brown, um intelectual paulista com jeito roqueiro chamado Arnaldo Antunes e uma morena carioca nascida no samba mas com coração de manteiga conhecida como Marisa Monte optaram por gravar, quase de forma descomprometida, um disco que se tornou num dos maiores sucessos na viragem do milénio. Tribalistas, o projeto e o disco, não teve lançamento oficial, entrevistas promocionais ou apresentações em televisão e quase virou um ‘case study’ para a indústria da música. Quinze anos depois, eles regressam como da primeira vez, sem avisar, sem ninguém esperar.

Tal como da primeira vez, o novo disco não foi planeado, tendo nascido não de um processo de trabalho mas de um período de férias na Bahia. ‘Tribalistas’, o novo disco homónimo, é quase uma mezinha caseira, feita por três amigos que registaram uma música por dia com a mesma equipa técnica que já os havia acompanhado há quinze anos.

O álbum tem sido muito criticado. Uns dizem que é mais do mesmo, outro dizem que fica aquém. Faça-se justiça. ‘Tribalistas’ até é um disco mais variado do que o primeiro, menos leve, mas com aquela sonoridade que soa familiar e sempre ao serviço do ouvinte. Há canções que falam de assuntos políticos e temas mais reflexivos. Há temas sobre os refugiados (‘Diáspora’), sobre o trabalho (‘Trabalivre’) e até sobre o ensino e a escola (‘Lutar e Vencer’).

E sim, também, se ouvem composições mais amorosas. Em todos elas há uma disponibilidade generosa para a criação, de quem sabe abrir, dividir e partilhar. A ‘Velha Infância’ pode ter definhado e até os ‘beijos de língua’ podem ter ficado no primeiro encontro, mas eles ainda gostam uns dos outros e de estar uns com os outros. Celebre-se isso!
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)