Histórias de um carioca por cá

Miguel Azevedo

Histórias de um carioca por cá

Ivan Lins acabou por escrever cinco fados para Carlos do Carmo.
  • 0
  • 0
Por Miguel Azevedo|13.05.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Liberdade... Tem com Portugal uma relação de décadas que começou lá atrás em 1979 quando conheceu Carlos do Carmo, então nas festas do 25 de Abril no Rio de Janeiro. Anualmente a embaixada portuguesa fechava um teatro na cidade carioca e durante umas horas os brasileiros festejavam a sua liberdade em plena ditadura. "Como aquilo virava território português, todo o mundo ia para lá cantar o que não podia cantar fora do teatro", lembra Ivan Lins. "Aquilo lotava e chegava a ter gente pendurada no teto. Foi numa dessas festas que conheci o Carlos do Carmo. Eu já o tinha ouvido em 1973, num programa de televisão, e fiquei maravilhado. Passou a ser o meu Frank Sinatra português", diz Ivan Lins, que acabou por escrever cinco fados para Carlos do Carmo.

Avante... A primeira vez que Ivan Lins veio atuar a Portugal foi na festa do Avante, em 1981. "Não dá para esquecer o que aconteceu. Deviam estar umas 75 mil pessoas que não me deixavam sair. Tive de voltar ao palco cinco vezes. Estava tão emocionado que chegou uma altura em que me senti completamente esgotado. Ainda assim tive de ser posto à força no avião porque não queria ir-me embora. Até chorei. Foi o Adriano Correia de Oliveira que me agarrou e que me pôs na escada do avião", lembra.

Residência... Com casa em Portugal, Ivan Lins viu, no entanto, ser-lhe caçado o título de residência. "Neste momento está difícil renovar. Devem ter apanhado alguma irregularidade e agora está difícil. Não sei o que está a acontecer e nunca me deram nenhuma explicação plausível. Se calhar falei alguma coisa que os governantes não gostaram", avança o cantor.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)