Sub-categorias

Notícia

França: estejamos atentos

Pedro Santana Lopes

França: estejamos atentos

De França, de mal e de bom, já veio muito para este país à beira-mar plantado.
  • 0
  • 24
Por Pedro Santana Lopes|21.04.17
  • partilhe
  • 24
  • 0
O que se vai passar com as eleições francesas pode mesmo marcar o futuro dos sistemas democráticos na Europa, pelo menos na Europa Central e na Europa do Sul. Pode-se admirar, mais ou menos, a realidade francesa, pode-se embirrar, mais ou menos, com alguma sobranceria ou alguma pompa dos políticos franceses, mas a verdade é que já são muitos séculos em que aquilo que se passa em França inspira o mundo.

A generalidade dos sistemas partidários está esgotada, como sabemos, e, mais uma vez, é em França que se começa a desenhar algo de novo. Ainda não se sabe bem o que é, nem se será mesmo assim, mas há ventos fortes que sopram no sentido de uma considerável reestruturação do sistema partidário naquele país.

Já aconteceu com força na Grécia, por outras razões, mais ligadas à gravidade da degradação económica e social, e aconteceu também, de algum modo, em Itália, por fenómenos ligados a uma acentuada deterioração dos termos de funcionamento da classe dirigente. Mas, em França, sente-se que há um pulsar de renovação nas escolhas, nos rostos, nas próprias instituições e no seu modo de funcionamento. A resistência de François Fillon, o ressurgir de Jean-Luc Mélenchon, o novo centro de Emmanuel Macron, o afastamento forçado de François Hollande e Nicolas Sarkozy e, em certa medida, a secundarização de Alain Juppé e do escolhido do Partido Socialista, Benoît Hamon.

Há um sabor no ar de render da guarda, em que Marine Le Pen parece ir perdendo algum terreno daquele que ao princípio se anunciava como seu. Acredito que uma certa ‘vacina’ Trump ou anti-Trump também possa produzir o seu efeito, porque as pessoas estão agora com mais medo do desconhecido. Mas há trinta por cento de indecisos e, desses, muitos podem ir para a abstenção.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)