Bonita, sexy e vibrante

Rui Moreira

Bonita, sexy e vibrante

Ao Porto têm chegado empreendedores estrangeiros e nacionais, que se aliam às startups locais.
  • 1
  • 1142
Por Rui Moreira|19.02.17
Há uma empresa portuguesa que tem como clientes as agências espaciais dos EUA, Europa, China e Japão. Nasceu em Coimbra e tem sucursais em vários continentes. Esta semana inaugurou instalações no Porto, onde passou a produzir algum do software mais sofisticado do Mundo, que ajudará a segurar aviões no ar e comboios nos trilhos.

Durante a cerimónia, ao som de Pink Floyd, tocado ao vivo por uma banda de engenheiros que exibia o melhor do rock de garagem, num dos pisos do prédio adquirido e reabilitado pela Critical Software no coração da Baixa, o CEO da empresa explicou a razão de ter apostado no Porto. Gonçalo Quadros quer que a sua empresa seja contaminada pela criatividade de "uma cidade que tem DNA tecnológico" e a que chamou "bonita, sexy e vibrante".

A Critical Software não é a primeira. Ao Porto têm chegado ultimamente dezenas de empreendedores estrangeiros e nacionais, que se aliam às startups da nossa Academia. Talvez por isso tenha ouvido, minutos depois, o Secretário de Estado da Indústria confessar que "começa a ser rotineiro vir ao Porto todos os meses inaugurar investimentos tecnológicos". E que, vindo de Londres, onde se reuniu com dezenas de empresas tecnológicas e investidores, constatou que "o Porto está no radar de todos".

O CEO da Critical ou o membro do Governo que o secundou nos discursos de inauguração, ao justificarem as razões da atratividade que o Porto exerce hoje sobre as empresas da área da inovação, estavam, no fundo, a concordar com o que escrevo e digo há vários anos sobre a competitividade das cidades. Que não é hoje apenas avaliada pelas condições financeiras de instalação, pela segurança que irradiam ou pela capacidade de escoar os seus produtos.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)