Sub-categorias

Notícia

Grande semana para o Porto

Rui Moreira

Grande semana para o Porto

Um Presidente de Câmara, como um Primeiro-Ministro ou um Ministro, é uma pessoa. sofre quando vê um comentário insultuoso.
  • 0
  • 3460
Por Rui Moreira|12.02.17
É difícil ser presidente da Câmara. É difícil por ser uma enorme responsabilidade. Porque os munícipes acham sempre que podemos fazer um pouco mais pela sua rua. Porque não entendem que um autarca não manda no Centro de Saúde ou no horário do Metro. Porque qualquer presidente da Câmara gostaria de fazer um pouco mais por cada um dos seus munícipes. Porque desgasta dormir e acordar com os mesmos problemas. Porque a máquina da burocracia e do centralismo consome boa parte do nosso tempo e da nossa paciência.

Mas é bom ser presidente. Porque se, no fim do dia, sentimos ter feito a diferença na vida de alguém que precisa de uma casa, então valeu a pena. Porque se a cidade se sentir melhor consigo própria, isso é um orgulho. Porque ver o sorriso de uma criança num parque infantil é uma recompensa.

Sim. Um presidente de Câmara, como um primeiro-ministro ou um ministro, também é uma pessoa. Sofre quando vê um comentário insultuoso no Facebook, aflige-se por não conseguir responder a toda a gente, indigna-se com a mentira, a insídia, a acusação cobarde e anónima. Afinal, parece que isso também faz, e não devia fazer, parte da política.

E, depois, há semanas como a que passou. Em que vejo abrir um envelope, encerrando um concurso para o terminal intermodal de Campanhã. Em que percorro salas de um novo centro empresarial cheio de vida e empresas bem no centro do Porto, onde ainda há dois anos jazia um edifício querido à cidade. Em que presencio o anúncio da construção de uma nova linha de Metro, num subsolo que tinha saudades de obra. Em que a cidade ganha um prémio, que é o reconhecimento de uma incomum união de esforços entre personalidades e instituições. E tudo isso é felicidade.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)