Sub-categorias

Notícia

Reis de Espanha em Portugal

Rui Moreira

Reis de Espanha em Portugal

Arrisco afirmar que este será, em termos de política externa, um dos actos mais significativos do mandato presidencial.
  • 0
  • 1302
Por Rui Moreira|27.11.16
A primeira visita oficial dos actuais Reis de Espanha a Portugal é uma visita de Estado da maior importância. Saúdo o senhor Presidente da República por ter decidido que esta visita não se circunscreveria a Lisboa, e iria versar questões como a cultura, a ciência e a economia.

Como institucionalista que sou, não posso deixar de assinalar este facto como muito relevante, sobretudo tendo em conta a importância das relações entre os dois países. Arrisco afirmar que este será, em termos da política externa, um dos actos mais significativos do mandato presidencial.

Numa altura em que o populismo cavalga por esse mundo e em que a formalidade vai sucumbindo à superficialidade das audiências, nem sempre estes actos são suficientemente valorizados. Mas eles são não apenas simbólicos mas também significativos para os cidadãos.

Pode pensar-se que me refiro unicamente às questões de dependência da nossa economia relativamente à espanhola. E isso seria, por si só, motivo suficiente para que os dois países articulassem sinergias que permitam à Península Ibérica melhorar a sua competitividade face a outras regiões europeias.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)