Sub-categorias

Notícia

Sabedoria

Padre António Rego

Sabedoria

Têm razão os jovens quando protestam contra o mundo analfabeto.
  • 0
  • 1
Por Padre António Rego|27.11.16
  • partilhe
  • 1
  • 0
Analfabeto. Até dói esta palavra. Mas bastam poucos minutos para perceber se uma pessoa é analfabeta. Com a evolução a que chegou o conhecimento é mais fácil alguém ficar analfabeto ainda que escreva algumas palavras ou exprima alguns conceitos.

É uma injustiça que os construtores de cultura deixem reduzidos a noções mínimas tantas crianças e jovens. Para isso basta ensinar a viver sem refletir sobre as causas das coisas, nem ligar os fios da história ou ignorar os porquês da existência. É ignorância o conhecimento reduzido a títulos baratos, modas, leviandades coloridas de informação, correntes de superfície, olhar distorcido no ver e julgar vazios de sabedoria.

"Não se pode entender que haja crianças analfabetas num mundo onde o progresso técnico, científico, já chegou tão longe", disse esta semana o Papa Francisco. Não se trata do não aprender mas do não ensinar, das lições erradas que se impõem em conceitos de felicidade e realização e até mesmo de cultura ou de fé.

Têm razão os jovens quando protestam contra o mundo analfabeto. Este só se vence quando se aprende a sabedoria, grande chave da vida.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)