Sub-categorias

Notícia

Blog

Francisco José Viegas

Blog

Vamos e venhamos, o 1º de Dezembro é um feriado importante e estapafúrdio: é o dia anti-espanhol.
  • 0
  • 0
Por Francisco José Viegas|02.12.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Vamos e venhamos, o 1º de Dezembro é um feriado importante e estapafúrdio: é o dia anti-espanhol. Para o celebrar sem ferir suscetibilidades, temos de falar na nossa independência em geral e fazer contorcionismos poéticos com a data, assinalada desde 1823 sob a égide do senhor D. João VI – com um baile – e sob o olho conspícuo dos partidários de D. Miguel.

É o feriado civil mais antigo, tal como a vizinhança com Espanha. Sobre Espanha já falei: sou bilingue e gosto. O Presidente da República discursou como lhe competia, transformando o feriado anti-espanhol (os reis de Espanha mal tinham regressado a Madrid) em Dia da Soberania, pela ética, contra as ‘sujeições’ e ‘subserviências’, pela independência económica e seguintes.

Já o primeiro-ministro citou Pessoa, Antero e a causa da decadência dos povos peninsulares a fim de clamar contra o nacionalismo, a xenofobia e o protecionismo, ou seja, não devemos hostilizar os espanhóis nem defenestrar pessoas, ao contrário do que diz o espírito do 1º de Dezembro, feriado que todos agradecemos.

Para o ano, então, uma coisa menos complicada. Um baile.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)