Sub-categorias

Notícia

Encruzilhada

Luís Campos Ferreira

Encruzilhada

Espero que Marine Le Pen não vença, pelo bem da França e dos portugueses que vivem lá e cá.
  • 0
  • 1
Por Luís Campos Ferreira|20.04.17
  • partilhe
  • 1
  • 0
No próximo domingo, o mundo e particularmente a Europa terão os olhos postos nas eleições francesas. Percebe-se porquê, ou não sejam reais as probabilidades de Marine Le Pen vencer. Penso que não vai vencer, mas depois das vitórias do Brexit e de Trump, não arrisco avançar com previsões.

Mas espero que Le Pen não vença, pelo bem da França, da Europa, do mundo. E pelo nosso próprio bem, pelo bem dos portugueses, dos que vivem lá e dos que vivem cá. A onda do populismo arrasta- -nos a todos, quer queiramos quer não.

O discurso radical do nacionalismo, do isolacionismo, de uma Europa de novo espartilhada e dividida não é bom para a paz, nem para democracia, nem para os povos. Mas mesmo que não vença, Marine Le Pen vai crescer e ficar mais próximo de vencer para a próxima, como cresceram também os movimentos populistas nas últimas eleições na Áustria e na Holanda.

Perigos diferentes, mas idênticos, acenam agora na Turquia, depois do resultado do referendo do domingo passado dar um poder quase absoluto ao presidente Erdogan. A Turquia, que se vinha aproximando da Europa, tende a afastar-se cada vez mais, num sentido que não augura nada de bom, a começar para os próprios turcos.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)