Sub-categorias

Notícia

Por Francisco José Viegas|19.06.17
  • partilhe
  • 1
  • 0
As faculdades de Letras são um albergue simpático. Por isso, o PCP organizou na de Lisboa um seminário intitulado "Socialismo, exigência da atualidade e do futuro", dedicado a comemorar as alegrias da Revolução Russa de há 100 anos, e no qual o secretário-geral defendeu "uma sociedade avançada" e a atualidade do bolchevismo.

As novas gerações, escutando a linguagem épica de Jerónimo de Sousa, não conhecem a peregrinação dos horrores ligados à ideia de uma "sociedade avançada", conceito leninista a que Estaline emprestou a eficácia que se sabe.

A deputada Rita Rato, que faz parte desse jardim de infância, recusou-se um dia a comentar o Gulag e as mortes do estalinismo, porque não tinha dado isso na faculdade.

Como passam hoje 80 anos sobre o nascimento de André Glucksmann recomendo aos seminaristas do PCP a leitura de ‘A Cozinheira e a Devoradora de Homens’, que leva o subtítulo ‘Ensaio sobre o Estado, o marxismo e os campos de concentração’. Do Gulag ao Vietname passando pela decoração de interiores da Lubianka e do KGB, é um mundo avançadíssimo.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)