Sub-categorias

Notícia

Lição aprendida

Carlos Anjos

Lição aprendida

Não era necessário sofrer tanto para que aprendêssemos algo.
  • 0
  • 0
Por Carlos Anjos|14.07.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Afinal, aprendemos alguma coisa com a desgraça que ocorreu em Pedrógão Grande. Pagamos um preço terrível, mas parece que aprendemos.

Assim, o IPMA voltou a informar que as temperaturas neste fim de semana vão subir muito, a taxa de humidade vai baixar e que o risco de incêndio é muito alto.

A Proteção Civil reagiu, de imediato, e pediu apoio. Assim, militares da Marinha e do Exército vão fazer prevenção da floresta, patrulhando as zonas mais críticas, de forma a identificar e a atacar qualquer foco de incêndio. É isto que se chama prevenção e reação às altas temperaturas.

O que se passou em Pedrógão Grande foi a incapacidade de reagir à situação. Se os serviços da Proteção Civil tivessem reagido em Pedrógão Grande da mesma forma que reagiram agora, o resultado teria sido muito diferente, as coisas não se teriam passado daquela maneira e a desgraça não teria tido a dimensão que teve.

Felizmente, parece que aprendemos com os erros cometidos. Não era necessário sofrer tanto para que pudéssemos aprender algo. E esta aprendizagem e capacidade de corrigir o que falhou são mais importantes do que a esquizofrenia de se querer encontrar um responsável para que tudo fique na mesma.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)