Sub-categorias

Notícia

A estatística

Luís Pires da Silva

A estatística

A utilização da estatística para a tomada de decisões a partir dos dados de que se dispõe é algo que é necessário.
  • 0
  • 0
Por Luís Pires da Silva|14.05.12
  • partilhe
  • 0
  • 0
A estatística

O problema está quando esta deixa de ser uma ferramenta e se torna na única resposta para a tomada de decisões. A estatística pode tornar-se implacável, pois precisa de ser alimentada por números.

O interesse de um cirurgião é que faça muitas cirurgias, mesmo que relegue para segundo plano a qualidade? A um inspector da ASAE é exigido que inspeccione muitos operadores económicos, mesmo que apenas faça visitas… de médico? Procurar indícios da existência de animais doentes numa quinta, onde são abatidos, apostos carimbos falsos na carne para depois ser colocada em talhos pode levar meses. Serão estas situações memória de outros tempos?

A lógica dos números é persuasível e aparentemente justificável, no entanto pode colocar sérios riscos à sociedade. Será que no futuro os melhores Juízes serão os que condenam mais? As melhores Autoridades as que prenderem quem lhes aparece à frente? Em conversa com um polícia francês, este dizia-me que as melhores estatísticas do bom funcionamento da justiça e das suas polícias aconteciam em Estados ditatoriais com elevados índices de corrupção.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)