Sub-categorias

Notícia

A História vai absolvê-lo?

Alfredo Leite

A História vai absolvê-lo?

Fidel desaparece aos 90 anos e para a História fica um personagem que foi muito além do preto e do branco, das luzes e das sombras.
  • 1
  • 103
Por Alfredo Leite|26.11.16
A História vai absolvê-lo?
Foto Reuters

Enquanto Cuba mergulhava este sábado na mais profunda tristeza, a umas centenas de quilómetros da ilha, em Miami, celebrava-se ruidosamente nas ruas o desaparecimento de Fidel Castro. Era de esperar que nem na morte o homem cuja vida se confundiu com a história cubana gerasse consensos como os que assisti à sua volta, enquanto jornalista, naquela noite chuvosa de outubro de 1998.

Fidel visitava Portugal pela primeira vez e era com expectativa que sete mil pessoas aguardavam o histórico líder cubano no frio Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. José Saramago, que acabava de receber o Nobel, era um deles e coube ao escritor dar as boas-vindas ao herói da Serra Maestra: "Cuba dá-nos todos os dias uma lição de coragem. Cuba vive mais firme do que uma rocha, porque uma rocha gasta-se mas, até agora, a vontade do povo cubano não se desgastou".

Os mais recentes episódios da história cubana, com Obama a descongelar as relações entre os Estados Unidos e a ilha, são bem capazes de dar razão a Saramago. Para outros Fidel será sempre um tirano que não soube – ou não quis – democratizar Cuba nem dar lugar aos seus opositores ideológicos.

Para todos sobrará sempre o homem austero e de convicções firmes que, apesar de tudo, soube sair de cena no tempo certo e permitir a transição de poder para o irmão Raúl. Será, também por isso, uma das grandes e controversas figuras do nosso tempo.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)