Sub-categorias

Notícia

A Lisboa turística que cheira a mijo

Edgardo Pacheco

A Lisboa turística que cheira a mijo

Um café numa esplanada no cais do Sodré custa 2,5 €. Diz que são coisas do Turismo.
  • 0
  • 0
Por Edgardo Pacheco|17.03.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Um tipo levanta-se cedo numa manhã de fim de semana para praticar um desporto que já teve melhores dias (a leitura de jornais em papel) e começa a pensar no local apropriado para o exercício. Um jardim? Uma esplanada? Um café com gente civilizada? Não. Com aquela luz que faz de Lisboa uma cidade única, o espaço ideal só poderia ser à beira Tejo. Onde? Olhem, por exemplo, na esplanada do Meninos do Rio.

Por acaso, quando me estava a dirigir para o local já ia com a ideia de que os Meninos do Rio eram coisa do passado, mas não estava preparado para, onde antes havia esplanadas e um jardim, ver agora uma estufa branca e altíssima de produtos hortícolas a fazer de discoteca. Não é a discoteca que chateia, mas o mau gosto de quem autorizou o mamarracho.

Seguindo em direção ao Cais do Sodré à procura de uma cadeira e um café, a única coisa que me acompanha, depois de passar a Portugália, é o rio, um barco ou outro e um cheiro intenso a – peço desculpa pela linguagem – mijo.

Eu sei que não faz parte das funções da CML ou da Junta de Freguesia da Misericórdia dar lições de civilidade ao bando de energúmenos que se alivia na rua, mas não me parece que, numa altura em que toda gente enche a boca com o turismo e jura a pés juntos que não temos turistas em excesso, se possa aceitar que uma parcela da margem do Tejo seja um urinol a céu aberto. Mandem a polícia para o local ou metam urinóis ambulantes na rua, mas façam alguma coisa antes que alguma revista estrangeira se lembre de publicar um artigo sobre o assunto.

Entretanto, já no Cais Sodré, arranjei mesa para ler os jornais. Preço de cada café por cabeça: 2,5 €. Ainda não é Paris, mas falta pouco.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)