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A medição de audiências a caminho do caos

A medição de audiências a caminho do caos

A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), que junta anunciantes, agências e media, abriu concurso em 2010 para um novo sistema de medição de audiências. Tinha duas vertentes: técnica e financeira.
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04.03.12
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A medição de audiências a caminho do caos

A empresa alemã GfK apresentou a proposta mais barata. O preço era tão desadequado à tarefa que duas grandes empresas estrangeiras, Nielsen e Kantar, desistiram de imediato. Na vertente técnica, dos quatro concorrentes aceites, a GfK ficou em último. A CAEM decidiu apenas com base na vertente financeira. Entregou em Março de 2011 a audimetria à GfK, empresa alemã que perdeu recentemente idênticos concursos na Suíça e na Roménia.

Incapaz de finalizar a tempo o painel (só esta semana o completou), a GfK falhou o prazo de início do serviço, adiando de 1 de Janeiro para 1 de Março. No final de Fevereiro, ainda havia falhas escandalosas nos resultados entregues à CAEM.

A 20 de Fevereiro, a GfK não registou um único espectador assistindo aos primeiros 20 minutos da segunda parte do Guimarães-Benfica. A 17, o canal mais visto foi um conjunto de "canais não identificados". No dia 16 às 15h00, a RTP 1 perdeu todos os espectadores para "canais não identificados" e às 20h00 o Telejornal abriu com os crimes de Beja sem um único espectador, durante vários minutos.

Segundo a GfK, há imensos portugueses vendo TV 24 horas por dia, incluindo crianças dos 4 aos 14 anos. Muitos espectadores vêem 24 horas por dia, dias a fio. Mais de 300 mil, incluindo crianças, vêem mais de 14 horas de TV por dia. Cerca de 10 por cento vêem TV das 2h30 às seis da manhã.

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