Sub-categorias

Notícia

A tribo

Fernando Sobral

A tribo

O grupo A Tribe Called Quest foi um dos pioneiros do rap.
  • 0
  • 0
Por Fernando Sobral|26.11.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Os A Tribe Called Quest foram um dos pioneiros do rap. Quando o movimento deixou as ruas menos frequentadas e ficou debaixo dos holofotes globais. O grupo sempre fez parte daquele sector do rap que olhava com atenção para as questões sociais, ao contrário de muitos dos nomes que depois tiveram sucesso a falar de carros luxuosos e de sexo. Quase duas décadas depois do seu último disco, os A Tribe Called Quest regressam agora com ‘We Got It From Here… Thank You 4 Your Service’.

É uma alegria e, ao mesmo tempo, uma tristeza. Porque, neste último caso, neste disco está presente, pela última vez, Phife Dawg, recentemente falecido. De resto o grupo está na mesma: este é um disco para não-conformistas, como lembra Q-Tip. Os temas mostram o caleidoscó- pio de influências que o grupo de Queens, Nova Iorque, sempre abrigou, sem qualquer limite ou fronteira: há colaborações de Andre 3000, Kanye West, Kendrick Lamar, Jack White ou Elton John. Este reencontro é uma verdadeira festa em louvor de um passado glorioso: os A Tribe Called Quest integram a elite do movimento rap, aquele que veio transformar os formatos musicais e se tornou a voz de uma geração subterrânea.

Nada tem a ver com o rap plástico de hoje que ocupa as rádios e televisões. A personalidade de Q-Tip, referência para a mais estimulante nova geração de rappers, sempre foi central no grupo. Ele surgia como o guia e isso é visível neste disco, onde ele surge a cantar com Phife Dawg, em ‘The Space Program’: "gotta get it together forever". Já não será assim. Mas este disco guardará essa memória.   
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)