Sub-categorias

Notícia

A velha injustiça do Guia Michelin

Edgardo Pacheco

A velha injustiça do Guia Michelin

Portugal tem agora 26 estrelas Michelin, enquanto Espanha conta com 249. Nada muda...
  • 0
  • 0
Por Edgardo Pacheco|02.12.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
A nomeação de mais sete restaurantes portugueses com uma estrela Michelin e outros dois com duas estrelas foi, na semana passada, uma notícia recebida com alegria pela restauração e alguma zanga por parte da crítica. Num país que sempre foi – e ainda é – maltratado pelo famoso guia, aumentar desta forma o número de restaurantes michelinizados (de 14 restaurantes para 21 e de 17 estrelas para 26) é bom para o negócio e para toda a restauração e não apenas para os restaurantes premiados.

Agora, realmente caiu mal o facto de alguns responsáveis espanhóis do guia terem afirmado, por várias vezes, que Portugal iria duplicar o número de restaurantes ou de estrelas. E, como se viu, nada disso aconteceu.

As questões de contabilidade desta edição até são de somenos. O que continuo a pensar é que, para os responsáveis do Guia, Portugal é apenas uma ilhota exótica para lá de Badajoz. Por maiores diferenças que haja entre Espanha e Portugal – e elas existem, sem dúvida, na restauração de vanguarda –, racionalmente é difícil de aceitar que Portugal tenha 21 restaurantes estrelados quando Espanha tem... respire fundo... 203 casas, com 249 estrelas.

Por outro lado, a presença na festa de revelação do Guia de uma governante portuguesa (a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho) acentua a ideia de que Portugal está na corrida para a realização da próxima edição do Guia Michelin, em 2017. Nada contra, pelo contrário, mas como estes eventos resultam de um leilão entre as regiões espanholas – com milhões pelo meio que nunca são conhecidos –, convinha que houvesse alguma transparência na utilização dos dinheiros públicos. Para critérios misteriosos já basta o que basta.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)