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Alguém gosta de comer conceitos?

Edgardo Pacheco

Alguém gosta de comer conceitos?

Já chateia esta nova moda do restaurante de conceito, onde a comida não interessa. até arrepia!
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Por Edgardo Pacheco|15.09.17
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Noutros tempos, a história da gastronomia debruçava- -se sobre ... comida. Hoje, é mais design e ‘conceitos’. Enfim, o design nem é novo porque até uma simples taberna de há 100 anos tinha preocupações com o espaço, mas a história do ‘conceito’ já é outra coisa. E quase sempre ridícula.

Quando me sugerem a ida a um conceito novo fico arrepiado e demoro algum tempo a perceber a natureza da coisa. Do género: seremos recebidos por alguém à entrada que nos borrifa com uns vapores com aromas de castas de vinho, recomendando que no percurso labiríntico até à mesa retiremos umas hóstias fluorescentes que descem do tecto na nossa direção e que funcionarão como "overview" das texturas do que vai ser a nossa "experiência". E a comida, pergunta alguém assim mais retrógrado. Ah bom, é a tal da história da experiência. Aqui não viremos comer comida, mas sim um conceito que ficará registado na zona do cérebro dedicada aos assuntos ridículos.

Como é evidente, esta caricatura não menospreza um ou outro projeto irreverente no universo da gastronomia. O problema é o abuso da categoria ‘conceito’ por parte de chicos-espertos que criam ratoeiras para caçar gente distraída e turistas desprevenidos. Com muita lata, um desses cavalheiros dizia-me há uns meses que o negócio dele era captar os turistas que passam na rua "uma única vez". O facto de não regressarem não era problema "porque há sempre muitos a passar e querem experimentar"...

Em matéria de restauração, os investidores funcionam como os carneiros. Ora são tascas finas, hamburgarias, casas de petiscos, padarias com pães medíocres, cevicharias e, agora, os tais restaurantes de conceito. Qual será a próxima moda?

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