Sub-categorias

Notícia

Arranque escolar

João Vaz

Arranque escolar

Nos países mais avançados, as escolas estão prontas desde o início das férias.
  • 0
  • 0
Por João Vaz|13.09.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
No último dia da semana de arranque do novo ano letivo, a atenção foca-se na escola. E um ponto de partida interessante é a observação que o antigo ministro da Educação Nuno Crato fez na revista Domingo do CM sobre o seu atraso na aprendizagem do inglês: "O erro é deixar passar os primeiros tempos sem assimilar o essencial".

O arranque do ano escolar é decisivo para o êxito ou para o abandono. Muitos pais preocupam-se em comprar antecipadamente os manuais escolares para os filhos se familiarizarem com as matérias. Este ano, em França, o governo do novo presidente Macron desdobrou, desde o início do ano letivo, as turmas de ensino básico das crianças mais desfavorecidas de 24 para 12 alunos.

Nos países com sistemas de ensino mais avançados, as escolas estão prontas, desde o início das férias, para o novo ano escolar. Percebe-se mal como em plena semana de abertura das aulas o governo ainda discute queixas de professores sobre colocações e o Ministério da Educação anuncia legislação para colocação de 1500 funcionários nas escolas.

Apesar dos enormes progressos nos últimos dez anos, vai ser aflitivo atingir as médias europeias com redução para 10% no abandono escolar (estamos nos 14%) e subida dos licenciados do ensino superior para 40% (vamos nos 34,6%).

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)