Sub-categorias

Notícia

As mães de Salomão

Octávio Ribeiro

As mães de Salomão

O vento que sopra da Europa é frio. O silvo gélido lembra décadas de egoísmo nacional, de exaltações rácicas, de fechamento ao diferente, ao outro.
  • 6
  • 0
As mães de Salomão

A míngua sempre traz o pior de cada povo. A palavra pátria ganha sílabas de agressão.

O vento que sopra da Europa é tão frio, que lembra quão longe já vai na memória destes líderes atávicos o tempo de todas as pragas. Porém, a Ibéria resistiu na moderação, apesar de fustigada. Aqui, toda a meia-idade ainda sentiu na pele os últimos estertores dessa tempestade que agora se volta a formar nas capitais do costume. Moscovo, Berlim – e o seu apêndice norte, Copenhaga –, Paris, Roma, Londres.

Com o dilúvio que se abateu ontem sobre a França, o vento que sopra da Europa vem ciclónico das mais desumanas estepes.

À cegueira dos povos, à amnésia dos líderes, à voragem dos novos agiotas, a História atribuirá todas as causas da tempestade perfeita.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
6 Comentários
  • De Dasfast26.05.14
    A Europa sem Russia sera sempre incompleta, subserviente da ilhita anti-Europa e sua semicolonia, retalhada, tribalista e nunca conseguira ser independente.
    Responder
     
     1
    !
  • De Ernesto L.26.05.14
    Excelente artigo! Esperemos mesmo que a Ibéria seja uma peça fora deste complô bacoco de uns Povos sem memória.
    Responder
     
     1
    !
  • De Carlos26.05.14
    Gostava que me respondem-se: - Como é que os muito ricos, com a crise ainda estão mais ricos? - Quem é que alguém pensou que a economia global seria benefica para a Europa? Com Países que não respeitam nada nem ninguém? - Quem pensou que aumentar a idade da reforma e os horários de trabalho iria melhorar as condições de vida das pessoas? - Quem é que pensou que precarizar e criar pseudo emprego, criaria riqueza e as pessoas constituiriam familias e teriam filhos? Resultado disto a curto prazo, caos e guerras civis por toda a Europa.
    Responder
     
     5
    !
  • De Tetas26.05.14
    Continuem com essa retorica de exame da quarta classe em nome de quem nao e tido nem achado... E resignem- se ao destino nacional de ver passar navios.
    Responder
     
     1
    !
  • De Mário Silva26.05.14
    Frases ocas, sem sentido, sem estética, sem valia alguma. Mas ditas com o peso de que o mundo as escuta e que são verdades divinas. Em vez de escrever este cavalheiro poderia ir mas é plantar couves ou sachar a terra.
    Responder
     
     4
    !

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)