Sub-categorias

Notícia

Avante filhos da Pátria!

Miguel Alexandre Ganhão

Avante filhos da Pátria!

As primeiras palavras da Marselhesa têm hoje uma leitura que ultrapassa as fronteiras de França.
  • 0
  • 0
As primeiras palavras da Marselhesa têm hoje uma leitura que ultrapassa as fronteiras de França. O dia da Glória não chegará certamente amanhã, mas será um indicador fundamental para o futuro, não só de França, mas de toda a União Europeia.

Os cidadãos não têm que pegar em armas (embora muitos tenham essa vontade), mas têm que ter a garantia de que o Estado os protege contra as ameaças do terrorismo e da violência.

A arma dos franceses será amanhã o voto. Mas quem vota será uma população muito diferente daquela que trauteou a marcha composta por Rouget de Lisle em 1792. Hoje existem descendentes de marroquinos, argelinos, romenos, gregos ou portugueses, tão franceses como aqueles que nasceram e foram criados na Ile de France.

A Europa ficará em suspenso até à divulgação dos dois nomes que vão passar à segunda volta (dia 7 de maio). Uma vitória absoluta amanhã seria absolutamente surpreendente. Até lá, os franceses vão continuar a cantar; "Marchemos, marchemos, que um sangue impuro Banhe o nosso solo!"

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)