Sub-categorias

Notícia

Bruxelas ganhou

Miguel Alexandre Ganhão

Bruxelas ganhou

O Orçamento do Estado para 2017 será aprovado, mesmo com os dramatismos de última hora que são formas de avisar a Europa.
  • 0
  • 3
Por Miguel Alexandre Ganhão|15.10.16
  • partilhe
  • 3
  • 0
O Orçamento do Estado para 2017 será aprovado, mesmo com os dramatismos de última hora que são formas de avisar a Europa.

Existe um claro vencedor: Bruxelas. E existe um óbvio vencido: o PSD de Passos Coelho, que, pelo segundo ano consecutivo, se autoexclui de fazer qualquer tipo de proposta de alteração orçamental.

Costa rapou o tacho até ao fundo (o imposto sobre as munições é disso uma delirante prova) para poder continuar a cumprir promessas que não são suas, mas das quais depende o seu governo.

Já ninguém tem dúvidas de que, enquanto permanecer a geringonça, a economia não cresce, mas o País cumprirá as exigências de Bruxelas. Também já não restam ilusões de que o Governo acabará quando Bloco ou PCP atirarem para cima da mesa (lá para maio de 2017) a questão da renegociação da dívida.
Aí o xadrez político voltará à sua antiga composição: PS pedirá a maioria absoluta, PSD e PP concorrerão separados, Bloco e PCP vão chamar traidor a Costa e acenar com o regresso da austeridade.

O futuro governo será o bloco central com Costa a primeiro-ministro e Passos fora da política.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)