Sub-categorias

Notícia

Camisa-de-forças

Almeida Henriques

Camisa-de-forças

Centeno e o país passarão a ter sobre si um foco de luz teatral ainda mais intenso.
  • 0
  • 54
Por Almeida Henriques|05.12.17
  • partilhe
  • 54
  • 0
Mário Centeno é hoje ‘Super Mário’. Mas - importa lembrar - todos os heróis correm os seus perigos. O tempo dirá se a aventura do Eurogrupo é para o País prémio ou castigo. Como bem avisou o Presidente da República, "tudo o que é bom tem um preço".

A presidência do Eurogrupo é um lugar eminente na constelação europeia, mas a condição de ‘estrela’ acarreta um enorme peso de responsabilidade: desde logo, a do exemplo, mas também a da liderança de um coletivo que tem seguido uma política de grande exigência orçamental. A doutrina da tribo assenta no seguinte princípio sumário: o rigor orçamental dos Estados-membros da zona Euro é a base da estabilidade monetária e de um crescimento económico mais forte.

Está bem de ver que Centeno e o País passarão a ter sobre si um foco de luz teatral ainda mais intenso.
É aqui que bate o ponto: estará Portugal nas melhores condições para ser o ‘exemplo’ da política de controlo orçamental e de estabilidade financeira? Depois do que vimos nas desastrosas negociações em torno deste Orçamento do Estado, na cedência a interesses corporativos e a exigências irracionais das Esquerdas, temos motivos para duvidar. O que nos será exigido nesta função, e na coordenação das economias da zona Euro, não é compatível com os riscos da situação orçamental nacional, nem sobretudo com o facilitismo a que passou a ser sujeita.

Pergunto-me se porventura no íntimo de alguns líderes europeus não se terá imaginado esta camisa-de-forças para pôr Portugal ‘na linha’… Ser obrigado a dar o exemplo é um recurso arriscado, mas possível para impor uma disciplina.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)