Em milagres convém não exagerar

Em milagres convém não exagerar

Já não falta muito para as bandeiras. A Selecção é chamada a competir ao mais alto nível e logo se impõe o festival da bandeira nacional colorindo, em dois tons, as janelas. A ‘culpa’ é de Scolari. Foi dele a ideia, em 2004. O brasileiro pediu aos adeptos que dessem sinais da sua vontade de vencer. Os adeptos não falharam. Falhou a Selecção, perdendo a final para a Grécia.

  • 0
  • 0
15.05.08
  • partilhe
  • 0
  • 0
Em milagres convém não exagerar

A ‘culpa’ da depressão que assolou o País também é de Scolari. A sua competência produziu milagres: pela primeira vez a Selecção libertara-se do controlo dos clubes; pela primeira vez depois do bordel de Saltillo, em 1986, deu-se a reconciliação afectiva entre Selecção e adeptos; pela primeira vez um seleccionador conseguiu criar um espírito de corpo entre os comandados e uma solidariedade entre a equipa e os dirigentes da FPF. E não chegou.

Não chegou em 2004. E não chegou também em 2006, na Alemanha. E a ‘culpa’ continua a ser de Scolari. Porque ao tornar-se competente a Selecção induziu nos adeptos e nos jornalistas a ilusão máxima: a da vitória numa competição de grande projecção. O que nunca aconteceu. E dificilmente acontecerá neste próximo Europeu.

Não se trata de desdenhar a qualidade dos jogadores portugueses, muito menos de menosprezar o poder letal do futebol português, quando as coisas saem bem. Aquele carrossel de passes curtos à flor da relva interpretado com grande habilidade técnica e manha pode fazer milagres. A questão, aliás, é essa.

Tomemos por exemplo Cristiano Ronaldo, que está a cumprir uma temporada magnífica ao serviço do Manchester United. Vai chegar ao fim coberto de louros. E estafado. Acreditar que Cristiano Ronaldo pode vir a fazer um Europeu, em Junho, ao nível do que produziu no campeonato inglês e na Liga dos Campeões entre Agosto e Maio é acreditar em milagres. E quando se trata de milagres convém não exagerar.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)