Sub-categorias

Notícia

Nem formação nem educação

Edgardo Pacheco

Nem formação nem educação

Nunca se viu um serviço tão mau, mas isso parece não preocupar ninguém.
  • 0
  • 0
Por Edgardo Pacheco|21.04.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Sendo um item importante na restauração, nunca fui obcecado com as questões de serviço porque, em primeiro lugar, o que sempre me interessa num restaurante é a comida e, em segundo, as críticas recorrentes que vejo, leio e ouço são, por vezes, ridículas e snobes. Há gente que só pelo facto de pagar a refeição acha que os funcionários são seus criados.

Dito isto, não se pode deixar de observar que o boom turístico que vai por aí atirou para os restaurantes gente que tanto pode servir à mesa como tratar de porcos. Dantes, eu ainda condescendia pelo facto de os rapazes e raparigas entrarem ao serviço sem a formação adequada, sabendo que os mais empenhados rapidamente seriam referências na sua profissão. Mas, agora, o que mais se vê é gente que mistura falta de formação com falta de educação. E isso já é inaceitável.

Uma coisa é tolerarmos que um miúdo demore três minutos a tirar a rolha da garrafa, outra é ele verter vinho na camisa do cliente e nem desculpa pedir. Uma coisa é aquele profissional que passa o tempo atrás de nós à cata da ínfima migalha que nos cai no colo, outra é chamarmos um funcionário e ele chegar junto à mesa com a seguinte tirada: "o que é?".

Uma coisa é termos um mordomo a abrir-nos a porta do restaurante com uma vénia, mas outra é sermos recebidos com a frase: "Posso ajudar"? Ajudar!? Mas ajudar no quê? A levar os jornais? A engraxar os sapatos? Perante este cenário, ninguém ouve os responsáveis das escolas hoteleiras ou das associações de restauração pronunciarem-se sobre o assunto. E cá vamos, cantando e rindo, até ao dia em que um ou outro crítico estrangeiro se lembre de escrever sobre a matéria num título internacional de prestígio. 

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)