Sub-categorias

Notícia

Nem uma pessoa a dormir na rua

Assunção Cristas

Nem uma pessoa a dormir na rua

Defender a saúde e o bem-estar passa por políticas de habitação e de educação.
  • 0
  • 57
Por Assunção Cristas|20.04.17
  • partilhe
  • 57
  • 0
A primeira conferência do nosso ciclo ‘Ouvir Lisboa’, em novembro passado, tratou da pobreza, exclusão social, pessoas em situação de sem-abrigo, bairros sociais. Esta terça-feira, tivemos a 8ª conferência, sobre saúde. Defender a saúde e o bem-estar passa por políticas de habitação, de educação, de promoção de comportamentos saudáveis, pela prevenção, pela intervenção precoce. Se tivesse de eleger uma palavra seria "proximidade".

Dos centros de saúde, mais apetrechados para tratar de "falsas urgências", de apoio clínico domiciliário, de respostas de habitação e sociais. De uma política de proximidade, em rede com as instituições sociais e associativas da cidade, a Câmara e as Juntas, que permita efetivamente entrar em casa das pessoas e apoiá-las com eficácia, nomeadamente quando falamos de idosos isolados ou de exclusão social. Da proximidade entre todos os agentes da cidade em torno de um largo consenso na definição e execução de uma estratégia de saúde local, alinhada com a estratégia nacional.

Estas e outras muito boas ideias serão incluídas no nosso programa eleitoral. Há um compromisso que tem de ser já assumido com clareza, cruza exclusão social, pobreza, saúde mental, habitação e reside no centro da defesa da dignidade humana. O meu compromisso é total: todos sentados à mesma mesa executaremos uma estratégia vencedora para acabar com as pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa.

Programa de Estabilidade e PNR: Austeridade à socapa
Mais uma vez pela mão do CDS foi a votos o PE e o Plano Nacional de Reformas e verificámos de novo o compromisso dos apoiantes do Governo, do PS ao BE, PCE e Verdes, com uma cartilha que contempla uma austeridade escondida, habilidosa, que existe à socapa e a ver se passa de fininho.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)