Sub-categorias

Notícia

Nojo

Manuel Maria Rodrigues

Nojo

Tráfico de seres humanos movimenta 24 mil milhões de euros e vitima 2,4 milhões de pessoas por ano.
  • 0
  • 20
Por Manuel Maria Rodrigues|05.12.17
  • partilhe
  • 20
  • 0
Segundo o último Global Report of Trafficking in Persons, o tráfico de seres humanos movimenta 24 mil milhões de euros e vitima 2,4 milhões de pessoas por ano. Tem hoje início no Tribunal de Monsanto o julgamento de uma rede com 26 arguidos, a maioria búlgaros e romenos, acusada de 940 crimes de Tráfico de Pessoas e Associação Criminosa.

Também é arguido um advogado português que criava empresas e elaborava contratos de trabalho com donos de explorações agrícolas onde as vítimas eram escravizadas. Ia às herdades para lhes sacar os parcos rendimentos, forçando-os a assinar procurações que atestavam que o dinheiro lhe pertencia. Não falavam português nem sabiam o que assinavam. Pormenor insignificante, dirá o ilustre causídico.

As vítimas eram agredidas, despojadas dos documentos, de dignidade, vivendo sob ameaça e em condições sub-humanas. Crianças ameaçadas com armas, agredidas para que os pais pagassem as comissões e mantivessem o silêncio. Mulheres obrigadas a prostituir-se.

É difícil abstrairmo-nos do nojo que estes criminosos disseminam. A exploração do ser humano exige punição severa. Espero que este julgamento seja exemplo disso.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)