Sub-categorias

Notícia

O fantasma de Palmira

Vanessa Fidalgo

O fantasma de Palmira

"Menina e moça, Palmira ter-se-á apaixonado pelo conde. Ficou à cabeceira no seu leito de morte e nunca mais recuperou..."
  • 0
  • 1
Por Vanessa Fidalgo|27.11.16
  • partilhe
  • 1
  • 0
No que toca à maravilhosa serra de Sintra, não é preciso ter uma imaginação prodigiosa para adivinhar fantásticas histórias que emanam dos seus palacetes e chalets escondidos pelo verde luxuriante e as enigmáticas fragas.

Um desses lugares encantados em pleno coração do Monte da Lua tem o condão de atiçar os sentidos e conjeturas sobre o sobrenatural desde há várias gerações: trata-se do Palácio Valenças, edifício que atualmente alberga o arquivo histórico municipal.

Não é sequer preciso desvendar nenhum mapa nem ser detentor de um segredo exclusivo para lá chegar. Pelo contrário. Situa-se mesmo no centro da vila velha, nas faldas da serra, mais concretamente no extremo sul do Parque da Liberdade e acessível a todos os que o quiserem visitar.

A sua construção data do século XVIII e o projeto, da autoria do arquiteto italiano Giuseppe Cinatti, enquadra-o perfeitamente no espírito romântico e neogótico de Sintra embora com nítida influência italiana e a lembrar levemente os misteriosos palacetes venezianos.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)