Sub-categorias

Notícia

O Farinho ampara

José Diogo Quintela

O Farinho ampara

Farinho é um Cyrano de Bergerac, o que faz de Sócrates os Milli Vanilli da ciência política.
  • 0
  • 206
Por José Diogo Quintela|15.10.16
O grande escândalo desta semana não foi a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan, foi a sua não atribuição a Domingos Farinho. Tudo bem que Bob Dylan conseguiu convencer o mundo de que era escritor, mas Domingos Farinho conseguiu convencer o mundo de que José Sócrates é escritor. Empreitada bem mais árdua.

Domingos Farinho, segundo a comunicação social, é um jurista que terá ajudado Sócrates a escrever o best seller ‘A Confiança no Mundo’, assim como o próximo êxito editorial, ‘O Dom Profano’. Mas, já se sabe, a comunicação social não é de fiar. Por exemplo, dizem que Farinho é licenciado em Direito quando, na realidade, depois de redigir parte da tese de Sócrates, já tem meio mestrado na Sorbonne. É curioso constatar que Sócrates deve o percurso académico aos Domingos: a licenciatura ao dia da semana; o mestrado ao jurista a quem pagou para fazer os TPC.

Farinho é como que um Cyrano de Bergerac que, em vez de empolgantes cartas de amor, redige enfadonhos tratados políticos. O que faz de Sócrates os Milli Vanilli da ciência política. O Ministério Público considera que Domingos Farinho recebeu 100 mil euros de uma empresa de Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, para escrever para Sócrates. Portanto, temos um tipo chamado Mão de Ferro que é testa de ferro de um ex-PM com muita lata. Uma espécie de sucata de aldrabice.

Normalmente, chamam-se escritores-fantasma a estes autores. Sucede que José Sócrates já é um cadáver político. Será possível haver um fantasma de um fantasma? Um meta-fantasma? O que se sabe é que, para nos saírem cartas de condução fajutas, há a Farinha Amparo; para assinarmos livros de ciência política aldrabados, o Farinho ampara.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)