Sub-categorias

Notícia

Outro Euro para Portugal

Paulo Fonte

Outro Euro para Portugal

A coisa não foi tão fácil como estava anunciada, mas Mário Centeno lá é o presidente do Eurogrupo.
  • 0
  • 0
Por Paulo Fonte|paulofonte@cmjornal.pt|06.12.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
O homem que um dia classificou Portugal como um dos países que "gastou dinheiro em bebidas e mulheres" durante o combate à dívida já o tinha anunciado, num suposto deslize. A coisa não foi tão fácil como estava anunciada, mas Mário Centeno lá é o presidente do Eurogrupo.

Ironia esta, a eleição de um representante de um país que deixou derrapar as contas muito para lá do limite aceitável. Ao mesmo tempo, uma bofetada de luva branca à oposição interna, sem argumentos consistentes no ataque às contas do País.

O processo não foi 'favas contadas' e esteve longe de satisfazer as pretensões do ministro das Finanças, desejoso de "vencer à primeira volta", até para reforçar a sua posição.

E como a política e o futebol têm, tantas vezes, uma linguagem comum, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, já tinha utilizado termos de bola ao desejar que o presidente agora eleito fosse capaz de "marcar golos". Isto depois do antigo ministro alemão Schäuble ter batizado Centeno como "o Ronaldo do Ecofin".

Espera-se agora que o político tenha a mira mais afinada que a do craque do Real nos últimos tempos. Para não se revelar mais uma contratação falhada.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)