Sub-categorias

Notícia

Pinto da Costa, o senhor 5%

Leonor Pinhão

Pinto da Costa, o senhor 5%

Pinto da Costa abdicou do seu papel ‘a favor’ do presidente do Sporting.
  • 0
  • 0
Por Leonor Pinhão|22.04.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Noutros tempos teria sido considerada uma afronta sem precedentes, uma aldrabice forjada sabe-se lá por quem, uma tentativa de assassinato por via audiovisual. Mas no tempo corrente, esta semana, não foi assim considerada a conclusão de um passatempo para os telespetadores da SIC instados a votar telefonicamente na eleição do presidente de clube "mais responsável" pelo ambiente de loucura que se vive no futebol português.

O veredicto popular elegeu um vencedor – o presidente do Sporting reuniu 77% dos votos – e o vencedor deu uma verdadeira cabazada à concorrência, o que não espanta minimamente sendo o presidente do Sporting o maravilhoso exemplo de um produto acabado da era das redes sociais, dos reality shows e de tudo o que for preciso para clamar pela atenção dos periódicos, dos programas da TV, dos rouxinóis nos beirais, das revistas cor de rosa.
Sobre as qualificações do vencedor do curioso passatempo da SIC nada há acrescentar. Foi justíssimo o triunfo.

O que surpreendeu, de facto, nesta votação foi a modestíssima classificação obtida pelo presidente do FC Porto, outrora considerado O Papa e, por unanimidade, o "mais responsável" de todos os responsáveis e, algo injustamente, até dos irresponsáveis que escreveram a história do futebol português nas últimas três décadas.

Aconteceu, portanto, na modernidade em que vivemos, ser o presidente do FC Porto considerado ‘responsável’ pelo atual momento bélico da nossa bola por apenas 5% dos votantes do concurso popular. Imagine-se, 5%! Como caiu a reputação daquele que chegou a ser considerado como ‘o homem da caixa’ e ‘o engenheiro-mor’ de acordo com as gravações do processo Apito Dourado disponíveis ainda hoje no YouTube.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)