Sub-categorias

Notícia

Resgatar o futuro

Resgatar o futuro

Os dados estatísticos confirmam que a demografia portuguesa caminha rapidamente para o precipício. Um país cada vez mais envelhecido, com cada vez menos crianças e onde os jovens emigram, é um país sem futuro, em vias de extinção.
  • 3
  • 0
21.11.12
  • partilhe
  • 0
  • 3
Resgatar o futuro

O poder político, submerso pelo caos da dívida e do défice, esquece-se do futuro e não sabe que a economia não passa da temperatura da demografia. Esta bomba demográfica vai rebentar numa crise económica ainda maior, num país de velhos sem dinheiro para reformas e sem activos para trabalhar. É preciso inverter a tendência para salvaguardar o futuro.

O CM lançou este ano uma campanha simbólica de incentivo à natalidade nos concelhos do Interior mais despovoados. O ‘Viva a Vida’ é um grito de alerta. Mas é preciso mais, e o poder político tem um papel determinante. Mas não é com subsídios que se resolve o problema. As famílias precisam de receber fortes deduções em IRS por cada filho. Por outro lado, a resposta social tem de ser mais eficaz, a oferta pública de creches deve ser maior, mais flexível e mais barata para as famílias. É preciso haver infantários que estejam abertos à noite e aos fins-de-semana, quando milhares de mães e de pais são obrigados a trabalhar. É preciso começar hoje a resgatar o futuro.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
3 Comentários
  • De João Soares21.11.12
    Parece-me que a fraca natalidade não será o maior problema por muito tempo. Com as medidas que estão a ser tomadas, a esperança média de vida vai descer e a mortalidade infantil vai subir.
    Responder
     
     2
    !
  • De Pedro21.11.12
    Abrir mais infantarios? Mais horas? E quem paga? Meus amigos o dinheiro tem de vir de algum lado para isso existir, so aumentando a produtividade e so depois podem pedir "coisas"
    Responder
     
     1
    !
  • De Henrique De Pina Cardoso21.11.12
    O governo está a fazer isso tudo que escreve aí. O povo é que está cumprir muito pouco. Os deputados fazem um esforço excepcional para gastarem mais . Os minsitros compram novos carros e passeiam + com guarda-costas...
    Responder
     
     0
    !

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)