Sub-categorias

Notícia

Tua

Paulo Morais

Tua

A Barragem do Tua destrói o Douro para rentabilizar um negócio de ventoinhas.
  • 4
  • 0
Por Paulo Morais|14.08.12
  • partilhe
  • 0
  • 4
Tua

A construção da Barragem do Tua será trágica para Portugal. Coloca em causa esse património milenar que é o Douro, além de que economicamente é um investimento desastroso para o País. Mas como interessa à EDP, que é um verdadeiro estado dentro do estado, provavelmente irá mesmo avançar.

Ao permitir que se coloque em risco a marca Douro Património Mundial, o governo português envergonha-nos na comunidade internacional. Portugal é referenciado como um dos países que desdenham ou destroem património, como os talibans que no Afeganistão destroçaram os Budas gigantes, ou até como o Mali, onde se demoliram templos milenares. Com a construção da Barragem do Tua, permite-se a depreciação patrimonial duma região demarcada, aliena-se procura turística de altíssima qualidade, desvaloriza-se o Vinho do Porto. Inexplicavelmente, os dirigentes políticos que tantas medidas justificam a troco duma imagem externa positiva de Portugal ficam mudos e quedos perante esta atrocidade.

Ainda por cima, todo este prejuízo é provocado por um negócio calamitoso. A Barragem do Tua é energeticamente inviável, pois a sua capacidade permite a produção hidroeléctrica num reduzidíssimo período anual de pouco mais de um mês. No restante, a actividade predominante deste equipamento será a bombagem de água, com recurso a energia eólica. Esta será subsidiada, paga por todos os consumidores através do défice tarifário incluído na factura de cada lar. Servindo apenas para gerar lucros milionários para a EDP e seus parceiros das eólicas, a Barragem do Tua destrói o Douro para rentabilizar um negócio de ventoinhas.

A decisão de José Sócrates de construir esta hidroeléctrica foi desastrosa. E desastrosa a atitude de Passos Coelho por não ter cancelado todo o projecto.

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
4 Comentários
  • De E. Castro15.06.13
    Não tenha a presunção de saber de tudo e talvez recupere ainda alguma credibilidade
    Responder
     
     5
    !
  • De jonas14.08.12
    Não me admira que pela venda de mais esse património o desonesto sokras tenha metido ao bolso uma boa maquia .
    Responder
     
     2
    !
  • De J. Rodrigues14.08.12
    É tudo uma cambada! A mesma que fez construir mais alguns quilómetros de autoestrada, por causa das lagartixas...O que é preciso é dinheiro para vinho e para importar petróleo!
    Responder
     
     4
    !
  • De Henrique De Pina Cardoso14.08.12
    Concordo com esta magnífica chamada de atenção para as pessoas que gostam de Portugal. Claro que sim a EDP é o governo de Portugal. Será que subsidia os políticos?será q os interesses pessoais dos governantes estao EDP?
    Responder
     
     14
    !

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)