Costa tem maioria com Rio ou Santana

Inquiridos têm mais confiança em escolher o líder socialista para primeiro-ministro do que os dois candidatos à liderança do PSD.
Por Diana Ramos|12.01.18
Se as eleições legislativas fossem hoje, o atual primeiro-ministro ganharia com maioria absoluta aos dois nomes que lutam pela liderança do PSD. Nem Rui Rio, nem Santana Lopes tirariam António Costa do poder, revela uma sondagem CM/Aximage.

Num inquérito sobre a confiança para primeiro-ministro, Costa reúne maior consenso entre os portugueses, alcançando 55,7% das intenções de voto com Rui Rio como opositor. O ex-autarca do Porto não ia além dos 33% de votos, valor abaixo dos 38,5% alcançados por Passos Coelho, em coligação com o CDS, nas últimas legislativas, e três pontos abaixo dos 36,8% que Passos Coelho obteve sozinho nas eleições de 2011, frente a José Sócrates.

A diferença alarga-se no confronto entre António Costa e Santana Lopes: num embate entre os dois numas legislativas, 71% dos inquiridos escolheriam o atual chefe do Executivo e só 19% votariam no ex-provedor da Santa Casa. O cenário muda entre os eleitores do PSD: em ambos os casos, os sociais-democratas acreditam que quer Rio, quer Santana derrotaria Costa, sendo o embate mais fácil com o ex-autarca do Porto.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!