Governo muda direcção do SEF

O Governo prepara-se para nomear uma nova direcção para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), revelou esta terça-feira a Rádio Renascença, segundo a qual o actual director daquele serviço, Gabriel Catarino, terá sido chamado ao Ministério da Administração Interna, onde lhe foi pedido que apresentasse a demissão do cargo.
19.04.05
  • partilhe
  • 0
  • +
Governo muda direcção do SEF
Figueiredo Lopes e Gabriel Catarino (à direita) aquando da tomada de posse do actual director do SEF
Segundo a Rádio Renascença, a substituição da direcção do SEF, que integra também três directores-adjuntos, não estaria inicialmente nos planos do ministro da Administração Interna, António Costa, mas essa opção acabou por ganhar força nos últimos dias, tendo-se tornado “irreversível”.
Recorde-se que o juiz desembargador Gabriel Catarino foi nomeado para o cargo de director do SEF em Outubro de 2003, pelo anterior ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, no executivo chefiado por Durão Barroso. De acordo com a rádio TSF, Gabriel Catarino já aceitou apresentar o pedido de demissão, que deverá formalizar ainda hoje.
QUINZE ANOS DE SERVIÇO
Manuel Palos, o homem que o ministro da Administração Interna colocou à frente do SEF, nasceu em Paris, França, há 40 anos. Casado e pai de dois filhos, é licenciado em Direito, tendo desempenhado nos últimos cinco anos o cargo de director-geral adjunto do SEF. O ingresso nesta polícia deu-se em 1990, passando pelo gabinete jurídico (1991/93) e chefiando a delegação portuguesa do Subgrupo Fronteiras Externas. Inspector responsável do Aeroporto de Lisboa (1993/95), a que se seguiu a Direcção Regional de Coimbra (1995/96). É coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial sobre imigração ilegal. “Tem todas as condições para desempenhar bem o lugar”, comentou ao CM Gonçalo Rodrigues, do sindicato do SEF, de que, de resto, Palos é associado.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!