Sub-categorias

Notícia

Região Norte vai perder 510 freguesias

A região Norte vai perder cerca de 510 freguesias no âmbito da reforma administrativa, mas pelo menos em cinco concelhos ainda se aguarda a apresentação de uma proposta alternativa por parte das Assembleias Municipais.

08.11.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Região Norte vai perder 510 freguesias
Grande Porto irá extinguir 68 freguesias Foto Getty Images

Hoje foram conhecidas as propostas concretas de Reorganização Administrativa do Território desenhadas pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT).

De acordo com a proposta da UTRAT, na região Norte deverão ser extintas pelo menos 510 freguesias.

Este número deverá aumentar, porque a unidade aguarda ainda pela apresentação de novas propostas para os concelhos de Peso da Régua (distrito de Vila Real), Valença (Viana do Castelo), Mogadouro e Carrazeda de Ansiães (Bragança), Vila Nova de Famalicão (Braga) e Vila Nova de Gaia (Porto).

Actualmente, o Norte está organizado em 2018 freguesias.

O Alto Minho poderá perder 80 das 290 freguesias. Neste território, oito dos 11 concelhos decidiram não apresentar proposta de reorganização, enviando à Assembleia da República apenas moções contestando a fusão e extinção.

Mais abaixo, nos concelhos que integram as NUT III Cávado e Ave, serão extintas pelo menos 139 freguesias.

Braga, a capital de distrito, mostrou-se contra a alteração do mapa das freguesias do concelho, defendendo a manutenção. A proposta da UTRAT vai agora no sentido de reduzir 25 das 62 freguesias.

Na zona do Grande Porto, são extintas 68 freguesias. Neste território, aguarda-se a apresentação de uma nova proposta por parte da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, enquanto o concelho do Porto perde oito freguesias.

A proposta da UTRAT para a região do Tâmega prevê extinguir 94 freguesias das actuais 289.

Em Vila Real, o distrito poderá perder 67 freguesias nos 14 concelhos, faltando ainda apurar o Peso da Régua.

O concelho que perde mais freguesias é o de Chaves, passando de 51 para 39 freguesias, enquanto Vila Real, a capital de distrito, perde 10 e fica com 20 freguesias. 

O distrito de Bragança perde um quinto das freguesias existentes, faltando ainda apresentar propostas de dois dos 12 concelhos da região.

A Unidade aceitou todos os pareceres que lhe chegaram das assembleias municipais, com um total de 34, e propõe a redução de mais 28 em municípios onde os órgãos autárquicos não se pronunciaram sobre o novo mapa administrativo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
2 Comentários
  • De Joaquim de Almeida Lino06.02.13
    quantas freguesias no comcelho de lamego vão ser extintas
    Responder
     
     0
    !
  • De Luis Edgar08.11.12
    Só não entendo como é que em vez de se reduzirem freguesias não se reduzem concelhos, já que são estes que estão a sobrecarregar os gastos públicos e muitos não são necessários a não ser para ocupar boys...
    Responder
     
     0
    !

Mais notícias

Mais notícias de Política

pub