Um em cada cinco portugueses ganha o salário mínimo

Num ano, mais 61,5 mil trabalhadores passaram a receber a retribuição mínima mensal.
Por Beatriz Ferreira|06.12.17
Mais de um quinto dos trabalhadores portugueses recebe o salário mínimo nacional, atualmente nos 557 euros por mês. Em setembro deste ano, 713 mil pessoas recebiam a retribuição mínima mensal, o equivalente a 21,6% dos trabalhadores. Num ano, mais 61,5 mil pessoas passaram a receber o salário mínimo - um aumento que se explica com a atualização deste valor que, em 2017, subiu 27 euros.

Os dados constam do Relatório de Acompanhamento do Acordo sobre o salário mínimo, divulgado esta terça-feira pelo Ministério do Trabalho, no mesmo dia em que Vieira da Silva levou à mesa de negociações com os parceiros sociais uma proposta de aumento do ordenado mínimo para os 580 euros já em janeiro. A proposta "é aquela que está no programa do Governo", disse o ministro do Trabalho à saída da reunião considerando que o objetivo "é ambicioso e realista".

Vieira da Silva queria ter fechado o acordo na concertação social de ontem mas não houve fumo branco. A posição mais forte veio da Confederação do Comércio de Portugal, com João Vieira Lopes a admitir que pondera não assinar o acordo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!