Águas sujas interditam praia de Carcavelos

Acesso às águas condicionado desde 3ª feira, mas só ontem as autoridades decretaram a proibição.
Por Miguel Curado e Francisca Genésio|01.09.17
Águas sujas interditam praia de Carcavelos
Bandeira vermelha está hasteada na praia de Carcavelos, uma das mais procuradas na Linha de Cascais Foto Bruno Colaço
A praia de Carcavelos, Cascais, está interdita a banhos desde terça-feira, depois de a água e o areal terem sido contaminados com uma descarga de águas sujas gerada pelas chuvadas ocorridas no início da semana. Foi ordenada uma análise às águas, cujos resultados, que devem ser conhecidos esta sexta-feira, são fundamentais para o levantamento da interdição.

A decisão, tomada na terça-feira à tarde após a descarga de águas lamacentas, foi da responsabilidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. "Por causa do mau tempo a afluência à praia nesse dia, e no seguinte, foi escassa", explicou ao CM Mário Domingues, comandante do Porto de Cascais. "Por isso a análise às aguas foi feita só na quarta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente". Só ontem, com a melhoria do tempo e o aumento de afluência à praia, foi decidido o impedimento total de acesso à água. Os nadadores-salvadores vigiaram o cumprimento da interdição. Só esta sexta-feira deverão ser conhecidos os resultados das análises à água. "Só após se saber se a água não representa ameaça, é que a interdição será retirada", explicou.

Entretanto, a Quercus atribuiu esta semana 11 bandeiras de Qualidade de Ouro às praias de Cascais. A cerimónia de hasteamento estava prevista para ontem, no Tamariz, Estoril, mas foi adiada devido às descargas de poluição na praia de Carcavelos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!